Casamento ou Sacramento do Matrimônio
PRÉ RESERVA:
A pré-reserva tem validade de um mês. Se não for confirmado no prazo, a mesma será cancelada automaticamente, podendo ser reservada e confirmada por outro casal.
CONFIRMAÇÃO (AGENDAMENTO):
A confirmação do casamento na data reservada, só será feita após entrega da documentação e com o pagamento da taxa. (os valores deverão ser consultados na secretária da Paróquia)
*Os horários: Sábados: às 11h00/às 15h e as 16h30 ou durante as missas.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
Os documentos deverão ser entregues na secretaria 90 dias antes da cerimônia.
DOCUMENTOS BÁSICOS NECESSÁRIOS A TODOS OS CASAIS:
1. Certidão de Batismo Original e atualizada (os noivos deverão ir até a paróquia onde foram batizados e pedir a 2ª via da Certidão ou levar para atualizar para casamento, com validade de 06 meses)
2. Xerox do RG e CPF dos Noivos
3. Xerox do Comprovante de Residência dos Noivos
4. Certidão de Preparação Curso de Noivos (xerox)
5. Protocolo agendamento Casamento Civil
APÓS CASAMENTO
6. Xerox Certidão do Casamento Civil
DOCUMENTOS ADICIONAIS
✓ Certidão de óbito, quando o noivo (a) viúvo (a)
✓ Certidão do Casamento Civil anterior com averbação do divórcio
✓ Instrumento Canônico ou Habilitação Matrimonial (quando noivos de outra diocese).
✓ Homologação de Matrimônio Anterior declarado nulo.
CATECUMENATO (PASTORAL DOS NOIVOS).
A participação no Catecumenato é obrigatória. É interessante que o mesmo seja feito com aproximadamente 06 meses de antecedência. Entrar em contato com a Secretaria Paroquial para informações sobre datas. O certificado de Participação do Catecumenato deverá ser entregue na secretaria logo após a conclusão do curso.
SOBRE O HORÁRIO:
Para todo e qualquer casamento, será mantido rigorosamente o horário determinado para a cerimônia. É também regra da paróquia que os noivos NÃO antecipem o horário da celebração em 15 minutos no convite. A noiva deve estar na porta central da igreja 10 minutos antes.
PADRINHOS:
✓ Aconselha-se a convidar não mais do que quatro casais de padrinhos, além dos
pais, por falta de espaço no presbitério.
✓ Pedimos que lembrem as madrinhas e mães sobre a necessidade de uma roupa adequada (sem decotes e transparências exageradas) para uma celebração religiosa.
DECORAÇÃO DA IGREJA:
➢ As flores devem ser o sinal exterior de alegria, do contentamento.
➢ Será permitida a colocação de 2 vasos grande no presbitério e mais 2 menores (no início do corredor central e/ou presbitério).
➢ É necessário um consenso de todas as noivas do dia, quanto a decoração e valores para a divisão.
➢ A floricultura deve deixar a Igreja pronta a partir das 08h às 10h e retirar a decoração logo após o último casamento. Deixando as Flores somente do Presbitério!
MÚSICAS, FOTO E FILMAGEM:
A contratação dos músicos, foto e filmagem são de responsabilidade dos noivos. O repertório das músicas é livre, mas sempre respeitando os valores Cristãos (músicas que respeite o ambiente e o próximo). Sugere-se que façam contato com os noivos que vão se casar na mesma data, para viabilizar a contratação da mesma banda musical. Isso proporciona melhor preço e evita atraso na cerimônia decorrente da troca de banda.
CERIMÔNIA:
Com o passar do tempo, com a experiência que adquirimos com outras cerimônias, pedimos aos noivos que observem cuidadosamente algumas normas colocadas:
1. A entrada das daminhas pode ser feita antes da noiva OU na hora da benção das alianças.
2. São permitidas no máximo 04 entradas solenes. (Cortejo dos pais e padrinhos, noivo, noiva e pajens).
3. É proibido jogar pétalas de flores no chão.
4. É proibido jogar arroz à saída dos noivos, o chão é liso e pode causar acidentes.
5. Sugerimos que daminhas e pajens tenham no mínimo 05 anos.
6. Recomendamos, no máximo, 04 crianças para entradas.
7. Qualquer tipo de atraso (noivos, pais e padrinhos) será prejudicial à cerimônia.
8. Os pais e padrinhos, damas, pajens e noivo deverão chegar com 40 minutos de antecedência.
9. Enquanto a noiva deverá estar próxima à entrada da Igreja com 10 minutos de antecedência.
10. Os pais e padrinhos que chegarem atrasados não entram no cortejo.
11. Para realizar o casamento religioso com efeito civil, os padrinhos do civil devem participar do ato religioso.
12. O motorista da noiva não pode ser um dos padrinhos e nem o pai. Aconselhamos que as mães e madrinhas não venham no mesmo carro com a noiva, pois poderá ocorrer atrasos e isso acarretaria a não entrada junto ao cortejo.
13. Não é permitido aos noivos receberem cumprimentos após a cerimônia nas dependências da Igreja.
14. É proibido colocar durex no chão, cordão de hera e véus entre colunas. (avisar as floriculturas)
15. Não pode entrar com animais (cachorro, gato, etc...).
16. Não é permitido aos voluntários da pastoral a distribuição de lembrançinhas a pedido dos noivos, tais como lenços, flores, cartões ou outro mimo qualquer aos convidados na Igreja, podendo esta ser feita, por parentes ou amigos dos noivos.
17. Também não é permitido a Pastoral ficar responsável pelas daminhas e pajens, nem pela guarda das alianças, devendo os noivos providenciar uma pessoa adulta para ficar responsável.
18. Por fim, é dispensável e proibida a atuação de cerimonialista, pois todos os preparativos e assistência serão realizados pelos voluntários da Pastoral dos Noivos, treinados em celebração matrimonial.
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