Nossa Senhora Aparecida


História
Por volta do ano 1968 o Sr Alicínio Aires de Campos e sua esposa a Sra. Rosália, reuniam as famílias católicas do bairro da Barra para juntos realizarem a reza do Terço, Novena de Natal e na Semana Santa realizavam a Via- sacra pelas ruas do bairro.
Certa vez a convite do Sr. Alicínio, o Padre Francisco Augusto Castelhano foi visitar um fiel que se encontrava acamado, a partir dessa data o as visitas do Pároco tornou-se cada vez mais constantes. Através do contato Diretor Espiritual e fiéis surgiu de ambas as partes o forte desejo de dar início a celebração da Santa Missa no bairro.
A primeira missa foi realizada na pequenina escola, que durante certo período cedeu o espaço físico para realização de missa mensal, neste local também muitas crianças e adultos foram batizados, mas devido a interferência de moradores evangélicos a Diretora da escola não pode mais ceder o local. Desta forma as missas passaram a ser celebradas nas casas dos fiéis sendo com maior freqüência na casa do casal Alicínio e dona Rosália. Vendo a necessidade de ser construir uma capela onde todos pudessem reunir-se para louvar, agradecer e fazer suas orações, Pe Francisco solicitou aos lideres da comunidade( Sr. Alicínio, Sr, Jairo de Almeida, Sr. Dirceu Carriel, entre outros), para que organizassem uma comissão em prol da construção. Conseguiram a doação de um terreno e a partir daí uniram esforços, o senhores Alicínio e Jairo abriram os alicerces, e nos finais de semana homens do bairro da Barra, dos bairros circunvizinhos, da área urbana de Salto de Pirapora e alguns também da cidade vizinha Sorocaba, reuniam-se em mutirão para trabalharem na construção. As refeições ficavam ao cargo das senhoras sob a coordenação de dona Rosália, contaram também com a ajuda do Sr. Luiz Fioravante proprietário da empresa de ônibus Fioravante que forneceu transporte gratuito para os trabalhadores e materiais para a construção.
Depois de um certo tempo e de muitas dificuldades financeiras, finalmente ficou pronta a Capela que pedido do Sr. Jairo de Almeida muito devoto de Nossa Senhora Aparecida e com o apoio de todos da comunidade elegeram a Padroeira do Brasil como sua SANTA PADROEIRA e PROTETORA.
Em nota no Livro Tombo a 1ª Missa foi rezada no dia 11 de maio de 1975, presidida pelo padre Francisco Augusto Castelhano.
Em outubro de 1982 foi realizada a primeira festa em louvor a Santa Padroeira, foram festeiros o casal Dirceu e Dirce Carriel.
Muitos foram os fiéis que trabalharam e se empenharam para a prosperidade da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, queremos deixar aqui registrado nossos respeito nossa gratidão
Ao casal Alicínio e dona Rosália Aires de Campos, Sr. Higídio e dona Leonor , a Sr. Dirceu e dona Dirce Carriel, Sr. Emilio Rodrigues de Oliveira ( Milico) e sua esposa dona Maria Branca de Moraes, Sra Eurídia dos Santos e ao seu filho Sr. José Pedro dos Santos, Sr. Ataliba Alves, entre muitos outros, à todos que trabalharam e trabalham pela Comunidade nosso DEUS lhes pague.
SIGA NOSSAS REDES
Contato
Endereço
saojoaobatista.paroquia@yahoo.com.br
(15) 3292-1166
© 2025. All rights reserved. Criado por @garcialuidy
(15) 99723-1717


Rua João de Goes, 30 - Centro - Salto de Pirapora/SP
Links
Horário secretaria paroquial
Segunda a Sexta: 9h as 12h e 13:30h as 18h
Sábado: 8h as 12h
Cnpj
45.397.254/0034-91