Santa Rita de Cássia

História

A intenção de se construir uma capela no bairro já era antiga. O Sr.Casemiro e sua esposa, realizavam a reza do terço e tarde de louvor na chácara onde moravam, de propriedade de seu filho Sidnei Matias. Quando o Sr. Casemiro se mudou do bairro, seu filho deu continuidade nas rezas do terço e começou a catequese na sua chácara, mas foi numa festa de confraternização na chácara da família Iauch, ao redor de uma fogueira de São João, no ano de 1998, que foi oficializada a intenção de se construir uma capela.

O povo do bairro trabalhava na agricultura e não existia recurso financeiro. Para a compra do terreno foram realizadas festas e torneio de futebol na chácara do Sr. Sidnei, sendo quitado no ano de 1999. Também é importante ressaltar a colaboração na forma de pagamento facilitado pelo proprietário Sr. Dorfo, que até queria fazer a doação, porém a própria comunidade resolveu comprar devido às condições financeiras do proprietário.

Comprado o terreno, foi feita uma reunião na escolinha do bairro para escolha do nome da padroeira. Nesse dia foi escolhido o nome de SANTA RITA DE CÁSSIA.

Na primeira etapa foi feito o alicerce, com fundos arrecadados nas festas realizadas próximo a escolinha do bairro. Nessa fase inicial foi grande a participação dos Srs.: Sidnei/Nilson/Suia/Adinelo/ Edson. Terminado o alicerce, por uma série de dificuldades, a construção ficou parada por algum tempo, até que os proprietários de um sítio no bairro que moravam em Campinas, o Sr. Sebastião, e Dona Geni, procuraram o Sr. Sidnei para ajudar financeiramente na construção. Essa ajuda foi muito importante, deixando a capela levantada, coberta e rebocada e ficando em condições de ser utilizada. A planta da construção foi projetada pelo Sr. Sebastião.

A primeira missa foi celebrada pelo padre César no primeiro domingo de dezembro no ano de 2006, com a participação da comunidade de Nossa Senhora de Fátima, coordenada pelo Nelson. Por ser um bairro de zona rural e com acesso difícil, fazer uma grande festa era um desafio, mas essa festa acabou acontecendo em 22/05/2007 com Romaria a cavalo e benção das rosas e dos cavaleiros. Os festeiros e organizadores foram: Sr. Sebastião –Sidnei –Suia –Edson -Nilson (ganso) -Fernando Cimart. Até hoje a festa é reconhecida por todos e cresce a cada ano.

Primeiro padre: Padre César
Primeira coordenadora: Valmeri Fátima de Araújo Matias
Primeiro ministro da palavra e da eucaristia: Sidnei Matias
Primeiro catequista: Sidnei Matias


O primeiro batismo foi celebrado pelo Diácono Claudiney Alves no dia 24/10/2010, foram batizadas 21 pessoas entre crianças e adolescentes. A primeira imagem foi dada pela Sra. Maria Adelina e trazida de São Paulo.