São José do Jucurupava


História
A Comunidade surgiu a partir do apelo de uma professora que no ano de 1991 lecionava na pequenina escola do bairro. Preocupada, pois já não sabia mais o que fazer com a indisciplina e agressividade de seus alunos, buscou ajuda promovendo reunião com os pais, na qual ficou decidido que além de conversarem com os seus filhos, os pais também iriam se reunir uma vez por mês na escola para juntos rezarem o Terço pelos seus filhos O resultado foi tão satisfatório que pouco tempo depois surgiu um grupo de catequese. Os pais se organizaram, doaram prendas e realizaram uma festa julina e ação entre amigos, com objetivo de angariar fundos com o qual compraram cadernos, Bíblias, terços, livros de cânticos e de catequese e tudo mais que fosse necessário para poder catequizar as crianças. Realizaram a compra e ainda restaram R$ 1.200,00 da festa. Desta forma, iniciaram a catequese e continuaram com as rezas do Terços.
Através dessas reuniões e conversas informais, descobriram que há muito tempo havia no bairro uma Capela nas terras da Família Flores e que o Santo Padroeiro era SÃO JOSÉ , porém dessa Capela não restava nem as ruínas. Diante dessa descoberta, ficou decidido que todos iriam unir esforços para a construção de uma nova Capela à São José , pois os pais não católicos estavam protestando contra a realização da reza do Terço na escola. Devido o ocorrido, a reza do Terço passou ser realizada na casa do Sr. Benedito Camilo ( in memorian). No ano de 1993, a Comunidade já contava com equipe de música, e todas as sextas-feiras às 18:00 h com a participação de um grande número de pessoas, sendo de fiéis do bairro, e bairros circunvizinhos e até mesmo da área central do município de Salto de Pirapora.
Grupos da RCC de cidades vizinhas começaram a participar das missas e das rezas agora do Rosário ( que se realizavam todas as sextas-feiras). Após o Rosário, realizavam noites de louvor e oração. Como a comunidade católica estava crescendo cada vez mais, os fiéis e líderes se empenharam muito até conseguir a doação de um terreno. No entanto, o terreno era muito longe do centro do bairro e as pessoas continuaram se empenhando e conseguiram um outro, agora doado pelo Sr Amarildo bem no centro, na área que há mais casas ao redor. Pouco tempo depois foi colocada a PEDRA FUNDAMENTAL com a realização da missa rezada pelo Padre Francisco . Os alicerces foram abertos com contribuição de R$ 1. 200,00, restante da catequese. Depois disso, foram realizadas muitas quermesses com leilão de assados, doces , animais de pequenos e grande portes, além de barracas típicas e shows musicais. Através dessas arrecadações, as paredes da capela foram surgindo e tomando forma para alegria de todos , e a partir daí, as missas, rezas do Rosário, grupo de orações e intercessões passaram a ser realizadas dentro da capela ainda em construção.
Devido algumas ocorrências inoportunas, a quermesse ficou sem ser realizada por muitos anos e com isso a construção paralisou, mas a devoção e as atividades religiosas continuavam cada vez mais forte. O novo pároco, Padre Carlos Cesar Ribeiro da Costa, deu grande apoio à comunidade e realizaram uma nova quermesse e desta forma conseguiram dar grande avanço na parte interna da Capela. Pouco tempo depois, troca novamente de Padre e toma posse o Pároco Padre Edson Roberto Daros , que orientou a comunidade para que todos os anos além da quermesse, realizassem também o TRÍDUO em Louvor a SÃO JOSÉ.
SIGA NOSSAS REDES
Contato
Endereço
saojoaobatista.paroquia@yahoo.com.br
(15) 3292-1166
© 2025. All rights reserved. Criado por @garcialuidy
(15) 99723-1717


Rua João de Goes, 30 - Centro - Salto de Pirapora/SP
Links
Horário secretaria paroquial
Segunda a Sexta: 9h as 12h e 13:30h as 18h
Sábado: 8h as 12h
Cnpj
45.397.254/0034-91